sexta-feira, julho 06, 2007

Polícia faz blitz anti-topless na Polônia

Publicado no site Sidney Rezende
Da Redação - 24.06.07



A polícia polonesa está fazendo um patrulhamento ostensivo das praias. Isso porque, agora, as mulheres que estiverem de topless poderão ser multadas ou até presas. Essa nova medida é mais uma das polêmicas leis criadas pelos gêmeos Kaczynski, que estão à frente do governo e chamam a atenção pela postura moralista.

As multas são de cerca de 25 euros (R$ 65) e começarão a ser aplicadas a partir do próximo final de semana. Por enquanto, os agentes só caminham pela orla e dão os avisos de que em breve, não poderá ter nenhuma parte “indecente” do corpo de fora.

Paulina Grzesiowska, da Delegacia de Nowy Dwor Gdanski explica a situação. “As boas maneiras não permitem que as pessoas tomem sol nuas, e o código de pequenas faltas e delitos prevê a perseguição e o castigo desse comportamento. Por isso os policiais patrulham as praias”, declarou.

Um sexólogo polonês, Zbigniew Lew Starowicz lamentou essa perseguição. “Lamentavelmente, o nu ainda provoca grande indignação na maioria da população polonesa, e é por isso que, na prática, não há praias para os nudistas, porque as autoridades municipais, pressionadas pela população, não as autorizam”.

Recentemente, a Polônia também estava em destaque por outra lei dos gêmeos Kaczynski. Eles entraram com um projeto de proibir homossexuais que promovam a sua opção sexual de serem professores. A série infantil “Teletubbies” também foi alvo dos irmãos que viram nos personagens do programa “vestígios gays”.

Nenhum comentário: