terça-feira, novembro 22, 2005

Manual do Seios

Ter seios bonitos, de tamanho proporcional e empinados, é o sonho de todas as mulheres. Seguindo algumas dicas de especialistas isso é possível!

Modo de usar
Hidratar é a palavra de ordem. Faça disso um hábito diário e você estará prevenindo a formação de estrias. "A pele da região é idêntica a da barriga, portanto merece cremes mais consistentes do que usamos para o rosto", explica a dermatologista Ana Lúcia Recio. Produtos com uréia, lactato de amônia, altamente hidratantes, podem ser combinados com fomblin ou óleo de sílica, agentes que formam um filme biológico, impedindo a saída de água.

Na hora de aplicar o seu creme, o jeito certo de é fazer uma massagem circular em volta dos mamilos, no sentido horário e anti-horário, conforme recomenda Vanderléia Reis de Azevedo, esteticista do Day Spa.

Uma vez por mês, para melhorar ainda mais a textura da pele dos seios, uma boa alternativa é fazer uma exfoliação leve, durante o banho, usando um produto específico bem suave ou uma esponja vegetal.

Com algumas estrias para tratar, é preciso também aplicar um creme com ácido retinóico todas as noites (em épocas que não estamos tomando sol, para não manchar a pele). Este composto vai promover uma descamação na área e estimular a produção de colágeno e elastina, melhorando a qualidade da pele. Normalmente as estrias não desaparecem completamente (lembre-se que elas são como uma cicatriz, já que ocorrem por distensão dos tecidos, que têm uma limite de elasticidade), mas elas acabam ficando menos profundas e mais finas, o que já é uma grande coisa. Mas, calma, os resultados demoram de três a seis meses para serem notados.

No verão, quando não podemos usar os ácidos - que podem manchar a pele - uma boa alternativa é substituí-los por Estrianon, creme argentino a base de óleos vegetais importado pela Import Med. "Ele não consegue ter a mesma ação regeneradora que o retinóico, mas como é um superidratante, dá uma melhorada na camada superficial da pele", explica Ana Lúcia Recio.

Flacidez é outro fantasma que ameaça a beleza dos nossos seios. Afinal, você já deve ter ouvido falar que, com a idade, tudo cai. "O fato de o peito ir ficando menos firme está ligado ao efeito da gravidade, mas também à herança genética, em proporções iguais", ressalta Ana Lúcia Recio. Quando o problema aparece, é preciso partir para tratamentos específicos.

Atividade física, feita pelo menos três vezes por semana, também ajuda bastante a combater a flacidez. Os exercícios localizados, ou mesmo a musculação (o chest press, peck deck e cross over, das academias são os melhores aparelhos) são verdadeiras maravilhas.

Tem gente que tem tendência a alergias na região dos seios provocada pelo uso de sutiãs sintéticos ou de renda. Se esse for o seu caso, prefira peças de algodão que não retém a transpiração. E quando o problema estiver "grave", o dermatologista pode indicar uma pomada a base de corticóide, que acalma a coceira.

Faça mensalmente, uma semana depois do fim da menstruação, o auto-exame. Lembre-se que o câncer de mama é uma das principais causa de morte entre mulheres, portanto uma apalpação cuidadosa e freqüente é um hábito que você deve ter durante a vida inteira. Fique diante do espelho, levante o braço esquerdo e com a mão direita vá apalpando o seio esquerdo, até completar a volta completa. Em seguida, aperte o mamilo entre os dedos, para ver se não há nenhuma secreção. Repita o mesmo procedimento para seio direito.

Nenhum comentário: