terça-feira, julho 10, 2007

Mais sobre amamentação em público...

Post emprestado do blog Síndrome de Estocolmo
por Denise Arcoverde*

Resolvi voltar ao assunto porque achei genial o depoimento do José Lorenzo, que é leitor do blog e tem trazido, sempre, excelentes contribuições. Ele diz:
"Me guiando por mim e pelos meus amigos ou pelas pessoas que eu conheci, mãe amamentando com peito de fora nao dá tesão em ninguem, é a coisa mais normal do mundo por aqui. Homem gosta de mulher por completo em outra ocasião, mulher amamentando é mãe, é outra estória completamente diferente e todo mundo tem/teve mãe. Quem fica encarando ou é curioso que nunca viu um peito 'live in concert' na vida ou nao é comum na terra dele ou tem algum preconceito sabe-se lá porque ou está com algum parafuso a menos."
Estávamos precisando de um depoimento masculino.

Acho que é exatamente o que ele falou. Eu trabalhei por mais de 15 anos com amamentação, consequentemente com muitas mulheres lindas e jovens que sempre tinham muito orgulho de estar amamentando e nunca usaram aqueles paninhos sufocantes pra cobrir o seio (e, consequentemente, o rosto do bebê!), ainda mais num calor infernal como o que faz no Brasil.
De vez em quando o bebê parava de mamar pra fazer uma gracinha e o peito fica lá, de fora, mas nunca vi isso como uma ofensa, gente. E olha que meu primeiro marido era super companheiro no trabalho, esteve comigo várias vezes, nesses eventos, presenciando esses lindos seios expostos, mas isso nunca me incomodou.

Ted, então, trabalha com amamentação desde 1977. Viu muito peito pela vida... conta que no Yemen era engraçado, ele ia entrevistar as mães e elas tinham aquele véu preto, mostrando só os olhos, mas tiravam o peito pra amamentar e, enquanto conversavam, deixavam o peito de fora do véu... interessante, né?

Como nós, brasileiras, que vivemos cercada de mulheres nuas podemos nos sentir incomodadas com uma mãe amamentando? não dá, gente...

A Regina, que vive na California, também fez um comentário interessante:
"Outra coisa que eu quero dizer e' que me incomoda quando eu vejo as pessoas reclamarem quando veem uma mulher amamentando em publico, e' que eu nao vejo as mesmas pessoas reclamando de como o corpo da mulher e' objetificado pela media(...) Eu achei um saco andar pelas ruas (do Brasil) e ter os meus filhos sempre se deparando com as playboys da vida - e outras bem mais vulgares - junto com as revistinhas da Monica nas bancas de jornal. Nem e' por moralismo nao. Eu acho o corpo nu belissimo. Mas e' a maneira como a mulher e' objetificada o tempo todo e sexualizada, comecando de menininhas. Por exemplo, onde eu olho (revistas, televisao, billboards) no Brasil eu me deparo com imagens de peito ou bunda vendendo de tudo, de sabao a cerveja."

Fizemos dezenas de eventos do tipo "amamentação na praça" ou "amamentação no shoppping", claro que pode até aparecer, de vez em quando, algum cara mais curioso, com uns olhares inconvenientes, mas a enorme maioria dos homens reage com total tranquilidade e garante que essa imagem "não dá tesão", como diz o Lorenzo.

Portanto, vamos ter paciência com a mulherada de peito de fora, não vamos trazer pro Brasil o que já existe em outros países, onde as mulheres precisam amamentar se escondendo, como se estivessem fazendo algo feio ou errado.

Me desculpem as adeptas, mas eu acho esses panos que botam no rosto da criança o fim. Imagina comer, num calor dos diabos, com um pano na sua cara? ou comer no banheiro? procurar um lugar calmo pra amamentar é uma boa idéia, se ele existir. No Brasil ainda são pouquíssimas as "salas de amamentação". A mãe precisa amamentar é ali mesmo, na fila do banco, no shopping center, na igreja, onde quiser.

Sempre penso que a amamentação deve ser parte do dia a dia da mulher, adoro esas fotos, porque mostram mulheres amamentando integradas na sociedade, com sua família, se divertindo, não trancadas dentro de casa.

Imagina se ela está num bar, num restaurante, numa festa e tem que deixar o papo com os amigos pra ir pra um cantinho escondido amamentar? pode ser lindo no começo, mas depois de algums tempo acho o cúmulo do tédio sentar num lugar isolado pra ficar por um bom tempo amamentando... e nem sempre se tem um livro pra ler...

Um dos comentários que me deixou mais feliz, ultimamente, foi da Letícia, que disse:
"Denise, vou confessar uma coisinha... Eu achava podre mulher que amamentava em público, chegava a ficar revoltada, pensava assim 'por que não coloca uma fralda para cobrir o peito?'. Mas isso antes de ler seu blog. Seus posts me "convenceram" que tudo que eu pensava era besteira, que tem de dar de mamar mesmo e pronto."

Esse tipo de retorno ao que eu escrevo me dá, cada vez mais, vontade de curtir e de cuidar desse blog.

Porque quando eu penso em promover a amamentação, uma coisa importante é derrubar as barreiras e essa é uma delas. Conseguir mudar essa mentalidade numa pessoa só, já valeu todo nosso papo.

As mães amamentam melhor e por mais tempo se isso não se tranforma num tabu, numa situação "especial", mas se está integrado ao seu cotidiano. Vamos ajudar, compreendendo isso e acolhendo as mães, na hora da mamada. E segura o ciúme, mulhereada, afinal, peito é o que mais se vê pelo Brasil afora, não é novidade nenhuma... hehehe...

*Denise é fundadora da ONG Grupo Origem que, há mais de 15 anos, desenvolve um trabalho lindo de promoção, apoio e defesa do aleitamento materno.

Nenhum comentário: