terça-feira, novembro 22, 2005

Gravidez e amamentação

Durante a gravidez vale alguns cuidados para se preparar para a amamentação. Retirado do site Meu Bebê Online.

A preparação dos seios
Durante a gravidez, prepare seu seio para a amamentação! Não importa em que mês de gestação você comece a prepará-los, mas quanto mais cedo, melhor. Siga estes procedimentos, que são super simples e não ocupam seu tempo.

Tomando sol
Ótimo para preparar o seio é o banho de sol. De preferência o sol da manhã (até as 10 horas) ou depois das 3 horas da tarde mais ou menos. Vai depender se é sol de verão ou de inverno. Vai depender da hora que pintar para você poder tomar o seu solzinho. Vai depender também do seu tipo de pelo: se é mais claro ou mais resistente. Portanto, use o bom senso... se o sol estiver meio forte, tome uns 5 ou 10 minutos. Se estiver mais para o fraco, tome 30 minutos ou 1 hora...

O importante é você tomar pelo menos um pouquinho de sol sempre que der. Especialmente se for mais próximo do nascimento do neném, pois a pele estará em forma para o início da amamentação. Tome sol onde der: na janela da sua casa (lembre que não pode ser com a janela fechada, pois o calor através do vidro pode causar queimaduras), na varanda, na cobertura, na praia ou na piscina.

Faça-me o favor: nada de frescuras com esse negócio que não pode tomar sol sem sutiã!! Isso já era!! Se por acaso você tem pudores, pense que está fazendo isso pelo seu filho!! Nada mais nobre e mais responsável!! E além do mais estamos às portas do século XXI! Ora, com todo o avanço tecnológico, a modernidade rolando por aí, e você vai ficar de onda por causa de pudores!! Também não dê a menor bola para pessoas antiquadas que eventualmente torcerem o nariz: são uns desinformados!! É claro, seja discreta! Mas não deixe de tomar seu solzinho por causa disto, ok?!!

Você verá que com este cuidado a amamentação não será dolorida. Você estará com seios fortes e saudáveis para oferecer com alegria ao seu bebê. O banho de sol pode - e deve - continuar durante a amamentação, especialmente nos primeiros dias, pois ajuda a curar rapidamente eventuais feridinhas e rachaduras. Se você tiver feridinhas ou uma leve vermelhidão, tome um pouco de sol, que logo melhora!!


Mais alguns cuidados, retirados do site Top Baby.

Preparando os seios para amamentar
A amamentação só traz benefícios para o bebê. E nunca é demais lembrar que, até os seis meses de vida, esse é o alimento ideal, por ser rico em nutrientes fundamentais para o bom desenvolvimento do seu filho. Para as mulheres as vantagens também são grandes. Entre outras, diminui os riscos de contrair câncer de mama e osteoporose e ajuda a voltar ao peso normal mais rapidamente. Além do mais, o contato com os seios fortalece o vínculo da mãe com o bebê. É carinho puro!

Pronto para ser consumido, já na temperatura ideal, o leite materno é sempre a melhor opção. Seios grandes ou pequenos, quanto mais você amamenta, mais leite produz.

Uma rotina de saúde
Ainda durante a gestação, os seios se modificam, tornam-se maiores e mais sensíveis. Os mamilos (bicos) ficam mais escuros, por causa da grande taxa de hormônios no sangue, a glândula mamária aumenta de volume e pode liberar um líquido esbranquiçado e ralo conhecido como colostro.

Para que tudo corra bem nesse momento tão especial, comece a preparar os bicos dos seios, ainda na gravidez, para que eles adquiram a forma adequada a uma boa sucção. Veja aqui como fazer:

Durante o banho, utilize uma esponja vegetal. Massageie suavemente o bico do seio e ao redor. Isso torna a pele mais resistente;

Faça alguns exercícios com o bico. Segure-o com o polegar e o indicador e puxe delicadamente para fora, rodando-o nos dois sentidos. Faça isso várias vezes no dia, para que se tornem fáceis de abocanhar pelo bebê;

Tome banhos de sol nos seios antes das 10h e após as 16h, se possível, diariamente. O sol dá resistência à pele;

Evite usar hidratante nos seios, pois a pele poderá ficar mais sensível, tornando-se mais propensa a rachaduras;

Use um sutiã de algodão com alças e bases largas, para que haja boa sustentação;

Atenção!
Se os seus mamilos forem muito planos ou mesmo invertidos, voltados para dentro, faça o seguinte exercício: aperte delicadamente a pele da aréola (parte escura da mama) fazendo movimentos para os lados e para cima e para baixo.


Por Lilian Luz
Consultoria: Dr. Angelo Leal, pediatra

Nenhum comentário: