terça-feira, junho 26, 2007

Mulheres exibem seios em defesa do leite materno

Retirado do site Terra
Terça, 19 de junho de 2007, 22h48

O debate sobre se mães devem ou não amamentar chegou à Justiça nesta terça-feira, em Manila, capital das Filipinas. A sessão foi marcada por protestos no lado de fora do tribunal. Mulheres que defendem a amamentação mostraram os seios e pintaram o corpo com frases de defesa ao leite materno.

O Departamento de Saúde do país decidiu, no último ano, estabelecer regras para coibir a publicidade de leites em pó, mas a Associação Farmacêutica das Filipinas resolveu processá-lo, alegando que apenas o Congresso tem o poder de impor regras à publicidade.

Os funcionários da area de saúde reclamam que propagandas agressivas têm feito muitas mulheres acreditarem que o leite em pó é melhor do que o materno. Nos últimos anos, as taxas de amamentação têm caído em toda a Ásia - só 35% das mães dão apenas leite materno nos primeiros 6 meses de vida de seus filhos.

Com as restrições, o objetivo do Departamento de Saúde era fazer com que as indústrias não pudessem fazer propagandas voltadas para pais de crianças com menos de 2 anos. Inicialmente, a Suprema Corte decidiu a favor do governo. Mas, após a associação recorrer da decisão, a Justiça determinou que as proibições deveriam ser suspensas temporariamente até que haja uma decisão final sobre a questão.

Nenhum comentário: