domingo, julho 05, 2009

Desenvolvimento dos seios

Os seios e suas alterações

Os seios têm no seu interior estruturas nervosas, artérias, vasos sangüíneos pequenos, canais linfáticos e fibras conectivas, que dão ao seio o aspecto arredondado.

Na maioria das meninas os seios começam a crescer com o início da puberdade. O crescimento dos seios acontece juntamente com um conjunto de outras mudanças que o corpo da adolescente sofre desencadeadas pelas alterações hormonais que caracterizam este período dos 9 aos 14 anos de idade: a puberdade. O processo é gradativo e pode levar de quatro a cinco anos. Freqüentemente o crescimento é assimétrico, ou seja, uma mama se desenvolve mais do que a outra, o que pode trazer alguma ansiedade à menina e aos pais, mas que é perfeitamente normal. O início do crescimento mamário, também chamado de telarca, acompanha-se de um aumento de sensibilidade daquele local, o que pode ser interpretada pela adolescente como dor.

Constituição dos Seios

Cada seio é formado por 15 a 20 estruturas chamadas de lobos. Ao redor de cada lobo, há uma pequena camada de gordura e dentro deles existem estruturas, parecidas com pequenos depósitos, chamadas alvéolos, pequenas cavidades que produzirão leite durante a gravidez.

Na puberdade, a menina já desenvolve os ductos lácteos e o tecido adiposo, que protege os alvéolos. Os ductos lácteos são canais que levam o leite até o "bico do seio" (extremidade do seio) quando o bebê realiza o movimento de sucção.

Os seios têm também no seu interior estruturas nervosas, artérias, vasos sangüíneos pequenos, canais linfáticos e fibras conectivas, que dão ao seio o aspecto arredondado.

Fases de desenvolvimento dos seios

1 | Pré-puberdade - Aparecem somente o desenho dos mamilos.

2 | Início da puberdade - A auréola, um círculo de pele que circunda cada mamilo, começa a ficar mais escura e maior. O tecido logo abaixo do seio começa a se elevar e os mamilos começam a crescer rápido.

3 | Os seios ficam maiores e começam a se harmonizar. As auréolas continuam acompanhando o crescimento da mama.

4) Depois aparecem os chamados "bicos" dos seios, onde cada mamilo e a respectiva auréola se projetam para frente, formando uma pequena saliência que os separam do seio.

5) Os seios começam a assumir uma forma muito mais arredondada e ficam mais cheios. Apenas o mamilo fica projetado para frente e a auréola pára de formar uma protuberância.

Existem vários tipos de seios, de formatos e tamanhos variados. Assim como eles variam, os problemas também são diferentes. Muitas meninas com seios pequenos sofrem com baixa de auto-estima e aquelas com seios grandes demais podem ter problemas na coluna, devido ao excesso de peso do tecido mamário.

Como não há músculos nos seios, não há exercícios que os façam crescer. O que ocorre é que os músculos abaixo dos seios, os músculos peitorais, podem aumentar o tamanho e a largura total do tórax, reduzindo o destaque exagerado do volume dos seios. Cremes e aparelhos que prometem soluções milagrosas também não funcionam como o esperado. O que cada menina deve fazer é se preocupar em manter a saúde o bem estar e sempre observar o desenvolvimento das mamas. Vale lembrar que a menina deve procurar um médico quando observar alterações, seja de tamanho, de coloração ou se sentir dores nos seios.

79 comentários:

Anônimo disse...

existe massagem pra ajudar os seios a crecenrem ?

Anônimo disse...

e quando ele começam a se desenvolver depois dos 19 anos??.....isso é estranho, não é?

Anônimo disse...

Tenho 16 anos e meus seios são pequenos, porém a auréola não escureceu e ainda não desenvolveu-se o bico. Isto é sinal de que ainda vão crescer ? ;*

Anônimo disse...

eu tenho 12 anos e tenho vergonha porque meus seios é maior do que os da minha mãe!
minhas amigas morrem de inveja!!
mas eu preferia ser normal
tem solução para estes exageros???

Anônimo disse...

ola tenho 13 anos vou fazer 14 ..tenho as maminhas um bocado descaídas é normal?? será de eu não ser propriamente uma "palito" como as minhas amigas?? =S
elas com o tempo fikam redondas e levantadas? como numa mulher normal?
responda por favor =)

beijinhos *-*

larissa disse...

ola

queria saber o seguinte meus seios ainda nao crescera, e tenho 14 anos ja menstruei q problema sera??

Anônimo disse...

Oi Tenho 17 anos,ja menstruei,ja tive tudo que havia pr desenvolver ja desenvolvi...só nao os meus seios...sao muito pequenos..mesmo,mesmoeles alem de pequenos sao separados oque o torna menores ainda....aida vao crescer?oque eu devo fazer para que eles cresçam!!??????????????

Ana disse...

oi tenho 17 anos.. ainda não menstruei e sinto que meus seios estão meio que "duros" como se houvesse pequenas pedras.. Isso é normal? beijos

Anônimo disse...

Olá,tenho 15 anos e meus seios são,na minha opiniao um pouco pequenos,mas nao muito diferentes dos das outra meninas,bem, o problema é que a Auréola é bem grande e eu queria saber por que,e se eles vao crescer mais,eu menstruei aos 13 anos.
Respondam por favor
bj
:*

Anônimo disse...

olá!
Tenho 16 anos, menstruei com 12, meus seios começaram a dar sinal quando eu tinha 11, mas nunca "cresceram" e meus mamilos também não.
O que isto quer dizer? Eles podem crescer ainda? Ou eu tenho algum problema?
Por favor me respondam, eu não sei mais o que fazer.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom,tenho 16 anos e menstruei com 13 anos. Eles deram um sinal mais não cresceram muito, são pequenos e me acho orrível o que faço,tenho algum problema ou isso é normal eles ainda irão crescer?
Por favor me respondam o mais rápido possível estou preocupada.
Beijão !

Anônimo disse...

Oi, eu tenho 12 anos e meus seios ainda não começaram a crescer...
minha mãe diz que é muito normal, mas eu não acho, todas as minhas amigas tem seios... por isso fico com a minha auto-estima muito baixa

Anônimo disse...

olá, minha tem 07 anos e ultimamente percebi que havia um caroçinho no peito dela, é só ao redor da aureola e ela esta um pouco rosada e é so de um lado. isso é normal? ela já tem idade pra crescer os seios?

Anônimo disse...

olá tenho 12 anos mestruei aos 11 anos e meus seios são muito menores e meus mamilos já se desenvolveram, isso é normal sera q eles ainda vão crescer
bjo;-*

Anônimo disse...

tenho 19 anos e o bico dos meus seios ainda não cresceram eles ainda iram se desenvolver?
tem alguma coisa que eu poss afazer para que eles se desenvolvam mais rápido?

Anônimo disse...

eu tenhu 13 anos vou fazer 14 anos daki um mes!! e menstruei com 12 anos de idade!! meus seis são um pouco separados uns dos outros!! Mais eles são um pouko grandinhos!! mas kandoeu uso algum decote fika akele negocio reto na frente acho muito feio.!! me ajudem por favor!! bjs

Anônimo disse...

Poxa sinto muita vergonha pq meus seios são muito pequenos e eu já tenho 13 anos e vou fazer 14 e eu queria que vc me respondesse o siginte:Será que tem algum remédio pra tomar ou exercicios ou ate se eu começar a comer mas gordura e beber mas agua e tomar vitamina ajuda no crescimento?
Bjs porfavor me responda minha auto-estima está muito baixa nem ir a praia eu posso!

Anônimo disse...

Poxa sinto muita vergonha pq meus seios são muito pequenos e eu já tenho 13 anos e vou fazer 14 e eu queria que vc me respondesse o siginte:Será que tem algum remédio pra tomar ou exercicios ou ate se eu começar a comer mas gordura e beber mas agua e tomar vitamina ou massagens ajuda no crescimento?
Bjs porfavor me responda minha auto-estima está muito baixa nem ir a praia eu posso!

Anônimo disse...

Oie tenho 12 anos mas estou quase completando 13 e meus seios são pequenos será que ainda vão desenvolve-los .Por favor me responda o mais rápido possível
Obrigada!

Anônimo disse...

tenho 18 anos, os meus seios são flácidos e possuem muitas estrias,a auréola é grande e o bico ainda não se formou, ele só fica ereto quando estou como frio. isso é normal? o que posso fazer para melhorar um pouco mais?

Anônimo disse...

Oi, tenho 13 anos. os meus seios estao a se desenvolverem. Mas a minha menstuação nao vem tambem. Tem algun problema com o desenvolvimento dos meus organismo.ha e se eu estiver com os meus seios normais e a menstruaçao nao vier, tem algum problema.

Anônimo disse...

OLÁ chamo Nayara hernadez, vivo em cabo-verde na cidade da praia em terra branca o meu numero de telefone é 2614484, tenho 13 anos gostaria de saber ate apartir que idade que pode desenvolver os seios, diguem por favor a ultima idade. responde por favor.Obrigada Prazer. bj rapazes mas na boca, e raparigas na bochecha.adeus ficam mal.

Anônimo disse...

OIee, tenho16 anos i os meus seios são bem pequenos pareçe seios de criança só qui umpoquinho maior,i já menstruei com 14 anos, será que isso é normal i ainda vão cresce?

Anônimo disse...

a minha filha tem 07 anos e os mamilos dela estao inchados eu acho que ja estao crescendo estou apavorada. Isto e normal?? ela e muito novinha.

Anônimo disse...

TENHO 12 ANOS E JA NASCERAM UNS CAROCINHOS MAIS NADA DE CRESCIMENTO E NORMAL?

Anônimo disse...

Oi, tenho 16 anos e os meus seios sao muito pequenos, a auréula e nem muito grande nem pequena, media por assim dizer e o bico ainda nao se desenvolveu, mestruei aos 12 anos e queria saber se eles ainda vao crescer? Por favor me ajudem.
Obrigada pela ateção e desde já eu agradeço se vocês puderem me ajudar.
Beijo

Anônimo disse...

Oi, tenho 16 anos e os meus seios sao muito pequenos, a auréula e nem muito grande nem pequena, media por assim dizer e o bico ainda nao se desenvolveu, mestruei aos 12 anos e queria saber se eles ainda vao crescer? Por favor me ajudem.
Obrigada pela ateção e desde já eu agradeço se vocês puderem me ajudar.
Beijo

me adc no meu msn
tortinne.black@hotmail.com se puder e claro

fernanda disse...

oie pexual eu tenho 15 anos,a minha primeira menstruaçao foi aos 12 anos...eu nao tenho seios muitos grandes..eu queria saber se com 15 anos e normal os seios nao se desenvolverem rapido ???
me respondam por favor =)
quem quizer me add no orkut i no msn o e mail ´´e o mesmo fernanda_psl@hotmail.com bigadao bjo0

Anônimo disse...

eu tenho 12 anos e ja vou completar 13 logo logo ,, eu nao tenho nadinha di peito nem um carocinho ,e todas as minhas amigas tem peito menos eu todos os meninos falam qui ela sao bonitas e é como se eu nem existisse
eu queria saber qual é a ultima idade em que pode se densenvolveer um peito,,
eu queria muito que eles crececem ...
bjuu

Anônimo disse...

bom dia tenho dez anos e soumuito reta mas hoje mesmo minha amiga disse que meus seios estavammaiores que o comum e ate aparecendo na blusa,oq faço se tenho vergonha de seio volumosos?

Mariana disse...

tenho 14 anos e mestruei aos 8 anos. Nessa idade meus seios começaram a crescer, só que depois que eu mestruei senti que eles deram uma "parada" no crescimento, acho eles pequenos :s . Até biquini com enchimento eu uso. Será que não tem algum creme o algo que possa fazer que eles crescam? . Ouvir dizer que tomar hormona femenina fazem crescer, é verdade?

beijos :*

Welcome to BarbiieLand disse...

Olá, tenho 16 anos e estou bastante preocupada, pois os meus seios sao pequenos de mais, na minha opiniao. E tenho vergonha de ir para a praia com os meus amigos por isso mesmo.
E não só, tenho vergonha de estar com o meu namorado :(, com vergonha.
Será que ainda vao crescer ? AJUDEM - ME PF

Anônimo disse...

oie tenho 15 anos e meus seios são pequenos mas já menstruei e tudo quero saber se meus seios vão crescer e se tem chá ou algo q pode fazer ele crescer muito mais...
obrigada por favor me respondem

Anônimo disse...

tenho 14 anos e ñ menstruei minha amigas ja menstruaram e meus seios cresceram mas estão menores q o normal é normal?

Anônimo disse...

Olá,
Tenho 28 anos, e meus seios não se desenvolveram completamente. A aurela é clara e o bica é pequeno. Há algum medicamento para fazer o seio terminar de crescer??

Grata.

Drê disse...

olá,tenho 18 anos acho que meus seios já desenvolveram o que tinham pra desenvolver...porém houve uma má formação no seio esquerdo,ele cresceu mais alto que o outro,fazendo com que o peso dele o fizesse cair,por isso tenho um peito normal e outro totalmente caido.Tem algum jeito de reverter isso?

Unknown disse...

Ola.
Tenho 11 anosestou preste a fazer 12.E meus seios deram sinal,mais ate agora anda.Eu quero saber qual primeira idade para os seios cameçarem a nascerem,e a ultima idade para os seios pararem de crescer???Estou com muito medo deles não crescerem,pois todas a minha amigas tem seios,da turma toda o eu q naum tenho,eu sinto muita vergonha delas e dos meu amigos também.Eu queria saber se tem alguma coisa que eu possa fazer para meus seios crescerem???També queria saber se tem algo para as pessoas que tem seios pequenos tomarem????
Me responda
Por favor!!!
bjk bjks

monique disse...

olá tenho 10 anos e meus seios ja estum crescendo a uns 7 ou 8 meses ..... será q é normal ser taum cedo assim.? ... sera que mesmo naum tendo muitos seios ja está na hora de usar sutiã? me respondam !!

Anônimo disse...

MEus seios sao pequenos
Eles ainda vao crescer ?
Tenho vergonha de fikar de piquine ..
nao tenho muito

Lanah Leone disse...

ola tenho 14 anos,mas meu seio esquerdo é maior que o da direita,a partir de quantos anos o direito vai crescer e ficar do mesmo tamanho?

Anônimo disse...

tenho 17 anos e meu seio e muito pequeno.oq eu faço

M. disse...

eu tenho 12 anos,ainda não menstruei.Meus mamilos já estão um tanto grandes sabe mas o volume dos seios é que eu não vejo!
Todo dia acordo pra ver se eles estão um pouco maiores mas acaba sendo que eles não crescem,já li varias coisas sobre isso falando que umas pessoas tem menos busto do que as outras tem meninas de 9/10 anos que tem os seios muito maiores que os meus sabe,e eu queria saber se se os meus mamilos estão crescendo os seios também vão crescer.por favor entrem em contato no endereço marcela.januario@gmail.com

Anônimo disse...

tenho 17 anos e a minha auréola não escureceu e ainda não desenvolveu-se o bico. Isto é sinal de que ainda vão crescer ? Com que idade os mamilos param de se desenvolver? quando estou deitada, os seios se dispersam, isso e normal ?

Anônimo disse...

oi meu nome e monalisa tenho 9 anos ainda num mestruei mas meus seios ja estao se desenvolvendo. queria saber se isso e normal e se devo ir ao medico. mas acho q naum, minhas amigas tb tem seios e nao mestruaram,entao, acho q e normal ne nao?! respodam . bjs

Anônimo disse...

olá, tenho 13 anos, mais meus seios ainda não se desenvolveram, eles deram algum sinal mais não cresceram.
tenho medo de que eles nunca cressam
todas as minhas amigas tem seios menos eu, e eu sinto muita vergonha,acho que não é normal, é?
porfavor responda eu estou com medo.
e gostaria de saber até que idade eles podem começar a crescer .

Anônimo disse...

TENHO 12 ANOS E EU TENHO SEIOS MUITO PEQUENOS EU AINDA NAO MENSTRUEI TODAS A MINHA AMIGAS JA TEM SEIOS MENOS EU ELES ESTAO UM POUQUINHO GRANDE SO FAZENDO UM PEQUENO VOLUME NA BLUSA. A MINHAS AMIGAS FALAM QUE VAM CRESER E TODAS SAO MENSTRUADAS. SERA QUE VAI CRESER LOGO ESTOU COM PRESSA

Estéfani disse...

Oi meninaas ..
boom o meu problema é o seguinte ,
eu tenho 15 anos , e meus seios ainda nao se desenvolveraam ! ;OO
eu fico muito horrorizada com isso , porque tem tantas meninas por ai que tem tantos . . e porque justo com noós aqui , acontece esse problema ?
Fui no médicoo aa esses tempinhos atras , e ele falou que 80% das mulheres o seio cresce naturalmente . e 20% ocorre esse problema . .
ENTÃO ele me disse que eu soou desses 20%
=/
aaaaaaaain viu .. nao sei mais oque fazer
Me ajudem por favoor!!!
se quizerem entrar em contato comigoo , aii meu msn :
estefanibertacao@hotmail.com
beejinhoos *--*

KacaS2 disse...

olá , tenho 10 anos, meus seios ja estão começando a se desenvolverem, meu busto deve ter aumenrado quase 2cm des de que eles começaram á crescer!
eu queria saber quanto tempo vai demorar pra eles crescerem(algumas informações, péso 28 kg, tenho 1,43 m de altura, ainda não menstruei, tenho um corpo um pouco malhado e meus seios começaram á se desenvolverem á quase 5 meses...)
Me respondá rápido, pois eu tenho á impressão de que as meninas da minha classe tem os seios um pouquinho maiores do que o meu, eu sinto uma certa inevja pois apezar de eu ser uma dás meninas mais bonitas da sala, s meninos ão de gostar das que tem seios!

Unknown disse...

Olá tenho 21 anos eu apertei meu seio e senti um caroço nos dois o que é isso?Vc sabe me falar é um tumor?Preciso de ajuda!!!

carol disse...

Oii eu tenho 12 e ta beeim perto de eu fase 13 anos mas até agora eles saõ pequenos eles começaram a sedesenvolver quando eu tinha 11 mas ele paro de cresce!
Dae eu fico com medo qe eles naõ vaõ cresce mais e fico cominveja das outras gurias qe teein beem mais corpo do qe eu e beeim mais ceios! eu queria pergunta se ten alguma tecnica para deixa os seios mais grande?
Poor favor me respondam !

Unknown disse...

oie. Meu nome é Luana moro no Paraná. tenho 18 anos. mestruei com 16 anos. considero meus seios pequenos. mais to bem. o problema que naum saiu o bico. e isso me deixa muito contrangidas. pq minhas amigas são mais novas que eu e tem seios enormes e com bicos. queria saber pq isso acontece. tenho vergonha de mostrar. por favor me responda rápido.
bjos

Jéssica disse...

Ola pra todas, bom, eu tenho 16 anos, 1,60 de altura, sou magra, menstruei aos 12 anos e meus seios são pequenos. Todas as minhas amigas já são super desevolvidas e eu não...tenho curvas suaves mais o que me deixa mais deprê é o tamanho dos meus seios...Eu gostaria de saber até qual idade os seios se desenvolvem? Apartir da mentruação quanto tenpo leva o desenvolvimento de uma garota? Devo procurar um médico?
Por favor me respondam o mais rápido possível..
Obrigada pela oportunidade..BjoooO a totos.

Unknown disse...

eu tenho 20 anos e fazia uma semana que meus mamilos estavam doloridos, esta manha notei que haviam crescido. isso é normal?
ou é indicio de doença ou gravidez?

Paolah Bitencurth disse...

Olá meu nome é Paolah
eu tenho 12 anos falta 6 meses pra eu fazer 13 e tenho meus seios muito pequenos e separados o que os tornam menores ainda ! Eu uso sutiãs de Bojo pois tenho vergonha por que minhas amigas da minha idade tem os seios bem desenvolvidos...Eu tenhu uma amiga que os seios dela sao do mesmo tamanho dos da mae dela !(ela tem 11 anos) E por que disso eu fico mas invergonhada ainda....Pense o trantorno que é na hora de ir á praia?E horrivel eu fico com a impressão de que todos estao me olhando e dando risada da minha cara por que todos aqui na minha cidade ja estao acostumados com o fato de me ver com "seios" desenvolvidos por que do sutiã de bojo... ja fiz a té simpatia e deu certo cresceu mais, mas ainda continuam pequenos....
Pessoal por favor me ajuda todo dia quando eu vou tomar banho eu fico com vergonha de mim mesma por saber que eu estou enganando a todos e o principal estou enganando a mim mesma mas nao consigo aceitar esse fato acho que eu vou fazer a simpatia de novo e ver no que é que da!
Minha mae disse que ia me levar na pediatra pra ver o que ela fala mas ate hoje nada...Nao sei mas o que faço com essa minha vida...
Até quando eu vou ficar com algum menino fico com o receio dele me dá um amasso daqueles e o bojo descer!
Pense a vergonha que eu iria passar?!
De jeito nenhum dá pra viver assim é foda velho por que quando eu vejo aí tanta plastica tantu silicone e eu nem isso posso fazer....
Me sinto muito mal com essa situação um dia desses mesmo eu ja comprei um sutiã de bojo novo maa tambem porque eu só tinha um agora eu nem sei...
Gente me ajuda eu queria um tratamento caseiro uma simpatia nova uma massagem sei la alguma coisa que pudesse melhorar a capacidade de desenvolvimentos das minhas mamas, dos meus seios to mal pra caramba velho... eu só preciso é disso nesse momento tao triste da minha vida eu to achando até que eu to ficando depressiva por que dessa besteira eu sei que e besteira mas isso nao sai da minha cabeça...
Por favaor me respondam para o meu Orkut é =paoliinha.bitencurth@hotmail.com
pode mandar as respostas para esse e-mail por favor gente
Agradeço desde ja pela atençao...!

Anônimo disse...

Oii

Tenho 11 anos
meus peito sao muiiito grande
as veses pessouas que eu conheso falan que meus peito sao isagerados tem como meu peito greser mais do que ja sao grandes?

Anônimo disse...

Exercício para crescer os seios. Para quem não sabe e quer fazer com que seus seios cresçam, ANOTE POIS O RESULTADO E SEM IGUAL. Seu maior aliado é o seu travesseiro. Dobre-o ao meio e segure-o com os braços e principalmente seus cotovelos, force seus cotovelos e braços abertando seu travesseiro. Dê maior concentração na força dos cotovelos. Verifique que vc estará forçando musculos nos seios. Faça esse exercício, em pé, sentada, braços retos perpendicular ao seu corpo, paraledo, no alto da cabeçs para aumentar a sustentação, deitada e de lado, ora de um lado ora do outro. Se vc sentir que seus seios ficaram doloridos é sinal que vc está fazendo o certo. Não tenha pressa. Faça todos os dias.

Anônimo disse...

é normal os seios coçarem muito aos 13 anos?
brigada :)

Anônimo disse...

oq faço já tenho 19 anos e meus seios ainda nao cresceram e ainda pior o esquerdo é bem maior do q o direito o q faço??!! estou desesperada mesmo me odeio por isso tenho muita vergonha de sair na rua

Joana disse...

Olá, eu gostava de me informar de um coisa... não noto os meus seios crescerem e eu gostava muito de ter por exemplo mias ou menos dos do tamanho da Katy perry como os faço crescer? e como ter os seios do mesmo tamanho do que ela? Devo fazer alguma espécie de dieta, comer melhor ou algo assim do género? Obrigada espero uma resposta urgentemente! :)

Anônimo disse...

ola eu tenho 17 anos e meus seios ate hj n crescerm quero dizer pra vcs que depois que passar o periodo da puberdade os seios n crescem mais .Antigamente eu mim incomodava muito pór n ter muito seio mais hj n muito se vc tem outros partes do corpo que chamem atençao seus seios seram apenas um detalhe e n significa que vcs sejam menos bela do que as meninas de seios grande e n se esqueçam por maais que um dia vcs mudem o seu corpo sempre acharam defeitos neles pq ate as mais belas reclamam de sua belza.

Mirian disse...

Meu nome é mirian tenho 17 anos tenho os seios grandes só que porém o bico do peito são pra dentro eles não ficam pra fora . o que é isso é uma doença?

Anônimo disse...

Olá tenho 15 anos. Os meus seios são muito peqenos.tenho muita vergonha de ser a única a ter seios peqenos . Acho qe alem de ser divertida e toda a gente me conhcer eles n olham pra mim pq quasee n tenho seios. Tenho vergonha tento por a mnha auto estima para cima dizendo " um dia eles ao de cresce" mas na realidade tenho medo qe n cresçam. Sintome mal por eles serem peqenos áh alguma forma de eles crescerem + rápido?? Preciso da sua ajuda. Dizem qe tmos de nos contentar com o qe temos mas eu n qero ter um peito assim qeria o ter normal n muito grandes mas também n peqenos! :) ajude.me

Anônimo disse...

eu tenho 15 anos, & os meus seios não nasceram ainda.. o q. eu posso fazer?

leticia disse...

[pink]oi tenho 12 anos meus peitos ainda são pequenos e ainda não sou menstruada oq faço pelo amor de deus todas as minhas amigas tem peito e eu não gostaria q vcs entrassem em contado comigo por favor?
msn:leticiamayara80@hotmail.com
muito obrigada!!!

Anônimo disse...

olá!
Tenho 16 anos, menstruei com 9, meus seios começaram a dar sinal quando eu tinha 10, mas nunca "cresceram" e meus mamilos também não.
O que isso quer dizer? Eles podem crescer ainda? Ou eu tenho algum problema?
Por favor me respondam, eu não sei mais o que fazer.

Anônimo disse...

Oiie...eu tenho 14 anos e mkeus seios ja deram o sinal de crescimento...mas eu uso blusas e tal parece que eu não tenho nada na realidade não tenho...quero saber se tenho augum problema? pois todas as meninas da minha sala tem seios e meninas mais novas que eu...se eu tiver tenho que tratar faser oque tomar remédios me ajudem por favor!

Anônimo disse...

ola, minha filhe tem dez anos e ela hofe veio me mostrar k tem seu seio esquerdo com um carocinho e um pouco de cor rosada e k lhe doia . gostaria de saber se é normal. obrigada .

Anônimo disse...

Tenho 23 anos e menstruei com 11 anos e tenho um bico do seio diferente q o outro bem diferente gostaria d saber c isso é normal .
Me respondam por favor
Obrigada

Anônimo disse...

Olá tenho 16 anos e meus seios são de um tamanho que está bom pra mim...
Só que ele ainda não tem o bico formado só fica ereto quando estou com frio...
Queria saber se isso é normal....
Por favor alguem me responda...
Bjos

Monique disse...

Usar sutiã normal (sem bojo) pode fazer mal para o começo do crescimento do seio?

Ah! Detalhe meu peito começou a crescer quando tinha 9 anos e depois parou de crescer em torno de 2 anos.
Obs: Tenho 11 anos e já está começando a crescer'

Unknown disse...

ola meu nome é maiara tenho 12 anos e ja mestruei a uns 3 messes o meu ploblema é que meus seios começaram a se desenvolver aos 9 anos e agora com 12 eles so tem um poco de volume eo bico eles ñ são muito desenvolvidos e o meu seio da esquerda e maior do q o da direita e eu sinto q eles pararam de crescer e ñ estão mais tão sensiveis quanto antes alguem pode me responder ate q idade eles crescem? obrigada.

Bruna disse...

Meninas, fiquem calmas.
Primeiro, pras mais novinhas, entre 10 e 12 anos, tenham paciência. Ainda tem MUITO tempo pros seios de vcs se desenvolverem, não se preocupem. Se alguém quiser caçoar de vcs, digam que eles não vão cair tão cedo, rs.
Já pras que têm 13,14 ou 15, se ainda não tem absolutamente nada, procure um médico. Até porque vc pode ter algum atraso hormonal, o que é totalmente normal, porém não custa nada se sentir mais segura. As que já tem alguma coisa, mas é pouco, paciência. Converse com a sua mãe, e observe as mulheres da sua família. Se elas têm os seios pequenos, os seus serão pequenos, e se forem grandes, os seus também serão.
Eu tenho 13 anos, e os meus seios começaram a se desenvolver aos 12. No início, acheii que eles eram estranhos, pontudos e separados. Notei um atraso, em relação aos das minhas amigas. Conversei com a minha mãe, e ela me levou ao médico. Ele disse que eu tenho um problema no ovário, e poderia ter algum atraso hormonal, então me passou um suplemento hormonal. Agora, os meus seios estão normais, e menstruei na semana passada.
Beeijos, Bruna ;*

Anônimo disse...

Oi meu nome é Mariana, moro em São Paulo, tenho 18 anos, tenho um peito maior que o outro e é muita a diferença deles, queria saber se eles ainda vão se desenvolver?

Anônimo disse...

Existe exercícios para o crescimento dos seios?

Karina disse...

Oi Meninas.
Tantas dùvidas? neh?
Mas eu posso resolver algumas.

Toda menina fica preocupada com o crescimento de seus seios. Eles podem ser diferentes no tamanho, na cor e na forma e em cada menina eles crescem durante uma época diferente. A moda vive mudando, às vezes, o bonito é que eles sejam grandes, outras, que eles sejam pequenos. Não importa, o corpo da gente não segue a moda e não precisa ser mudado sempre. Ah e na puberdade não existe creme e exercícios para eles crescerem.
Se você perceber que há um carocinho em algum dos seus seios, não se preocupe, geralmente, esses "nódulos" são benignos. Você deve ir ao seu ginecologista para que ele oriente você sobre o que fazer.O melhor mesmo é aceitar o como você é sabendo que cada um é bonito do seu jeito.Bjus.
Ká*

Anônimo disse...

com 19 anos não tenho seios nenhum, é normal? e eles não dão nenhum sinal de crescimento. ka_karinabrito@hotmail.com

Anônimo disse...

oi tenho 17 anos meus seios são pequenos e as vezes acho q não vou crescer.o que faço pra ele crescer?sinto vergonha de usar vestido e blusa.quando vou a piscina fc com vergonha de tirar a blusa e ficar de biquini.será q pode crescer ainda?

Anônimo disse...

Vejo muitas raparigas queixarem-se por terem os seios pequenos mas não percisam de se preocupar porque os seios vão se desenvolver. Eu primeiro tinha os seios muito pequenos e era gozada por causa disso mas agora eles já cresceram e os rapazes que gozavam comigo por eu ter os seios pequenos agora anda atrás de feitos parvos. Por isso não se preocupem daqui por um tempos as vossas maminhas vão se desenvolver.