Por Alessandra Feitosa

Digital Vision
CONFIRA AQUI DICAS PRÁTICAS PARA SE MANTER LONGE DELE
Ele é uma das principais causas de morte entre as mulheres e é o segundo tipo de câncer mais freqüente no Brasil, perdendo apenas para o de pele. Ao menor sinal de alteração no seu auto-exame procure um especialista. Quanto mais cedo for detectada a doença, maiores são as chances de cura.
Faça o auto-exame
É importante que todas as mulheres façam o auto-exame, pelo menos, uma vez por mês. Você deve procurar por feridas ao redor dos mamilos, deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, caroços nas mamas ou axilas e secreções.
Diante do espelho
Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade ou alterações no formato dos seios, abaulamentos ou retrações e mudanças de cor na pele.
Durante o banho
Com a pele molhada e ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita, estendendo até a axila. Faça o mesmo com a mama esquerda.
Deitada
Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe totalmente a parte interna da mama. Inverta a posição e apalpe da mesma forma a mama direita.
