domingo, julho 05, 2009

Desenvolvimento dos seios

Os seios e suas alterações

Os seios têm no seu interior estruturas nervosas, artérias, vasos sangüíneos pequenos, canais linfáticos e fibras conectivas, que dão ao seio o aspecto arredondado.

Na maioria das meninas os seios começam a crescer com o início da puberdade. O crescimento dos seios acontece juntamente com um conjunto de outras mudanças que o corpo da adolescente sofre desencadeadas pelas alterações hormonais que caracterizam este período dos 9 aos 14 anos de idade: a puberdade. O processo é gradativo e pode levar de quatro a cinco anos. Freqüentemente o crescimento é assimétrico, ou seja, uma mama se desenvolve mais do que a outra, o que pode trazer alguma ansiedade à menina e aos pais, mas que é perfeitamente normal. O início do crescimento mamário, também chamado de telarca, acompanha-se de um aumento de sensibilidade daquele local, o que pode ser interpretada pela adolescente como dor.

Constituição dos Seios

Cada seio é formado por 15 a 20 estruturas chamadas de lobos. Ao redor de cada lobo, há uma pequena camada de gordura e dentro deles existem estruturas, parecidas com pequenos depósitos, chamadas alvéolos, pequenas cavidades que produzirão leite durante a gravidez.

Na puberdade, a menina já desenvolve os ductos lácteos e o tecido adiposo, que protege os alvéolos. Os ductos lácteos são canais que levam o leite até o "bico do seio" (extremidade do seio) quando o bebê realiza o movimento de sucção.

Os seios têm também no seu interior estruturas nervosas, artérias, vasos sangüíneos pequenos, canais linfáticos e fibras conectivas, que dão ao seio o aspecto arredondado.

Fases de desenvolvimento dos seios

1 | Pré-puberdade - Aparecem somente o desenho dos mamilos.

2 | Início da puberdade - A auréola, um círculo de pele que circunda cada mamilo, começa a ficar mais escura e maior. O tecido logo abaixo do seio começa a se elevar e os mamilos começam a crescer rápido.

3 | Os seios ficam maiores e começam a se harmonizar. As auréolas continuam acompanhando o crescimento da mama.

4) Depois aparecem os chamados "bicos" dos seios, onde cada mamilo e a respectiva auréola se projetam para frente, formando uma pequena saliência que os separam do seio.

5) Os seios começam a assumir uma forma muito mais arredondada e ficam mais cheios. Apenas o mamilo fica projetado para frente e a auréola pára de formar uma protuberância.

Existem vários tipos de seios, de formatos e tamanhos variados. Assim como eles variam, os problemas também são diferentes. Muitas meninas com seios pequenos sofrem com baixa de auto-estima e aquelas com seios grandes demais podem ter problemas na coluna, devido ao excesso de peso do tecido mamário.

Como não há músculos nos seios, não há exercícios que os façam crescer. O que ocorre é que os músculos abaixo dos seios, os músculos peitorais, podem aumentar o tamanho e a largura total do tórax, reduzindo o destaque exagerado do volume dos seios. Cremes e aparelhos que prometem soluções milagrosas também não funcionam como o esperado. O que cada menina deve fazer é se preocupar em manter a saúde o bem estar e sempre observar o desenvolvimento das mamas. Vale lembrar que a menina deve procurar um médico quando observar alterações, seja de tamanho, de coloração ou se sentir dores nos seios.