sexta-feira, novembro 25, 2005

Tipos de seios

Esse é um ótimo site! Você pode encontrar nele todos os tipos de seios. Existe também uma matéria sobre o desenvolvimento dos seios na adolescência.

Apenas em inglês.

http://www.007b.com/breast_gallery.php

terça-feira, novembro 22, 2005

Dicas

Para cortar os pêlos em volta dos mamilos, use uma tesourinha bem rente a raiz. Evite arrancar os pêlos com uma pinça;

Se você deseja que os pêlos sumam por completo são necessárias duas ou três seções de eletrocoagulação;

Coloque um lápis embaixo dos seios, na horizontal e mantenha as costas retas. Se a dobra dos seios conseguir "segurar" o lápis é sinal de que eles estão flácidos;

Mantenha uma vida sexual regular para evitar o câncer de mama;

Ao expor os seios ao sol, não esqueça de usar um filtro solar;

Prefira alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas. Evite gorduras e carboidratos.

Água gelada é ótima. Uma ducha gelada de meio minuto é perfeita. Se você for especialmente corajosa passe delicadamente gelo. Ajuda a irrigar a região além de enrijecer o tecido;

Cuidar com carinho da pele, hidratando-os muito bem, o ideal é que sejam produtos indiciados para a região.

Manter uma postura ereta;

Exercícios que fortalecem a musculatura em baixo do seio;

Procurar manter o peso estável, evitando o efeito sanfona e a flacidez;

Gravidez e Menopausa

Gravidez

Na gravidez, os cuidados com os seios devem ser redobrados. Não existe o perigo de deformar as mamas, porém, o efeito engordar e emagrecer, como já foi mencionado, pode deixar os seios flácidos e com estrias. Nesse período é preciso o acompanhamento médico para não acontecer mudanças drásticas de peso.

Na gestação, os seios aumentam, mas depois da amamentação costumam voltar ao normal.

Portanto, não deixe de amamentar o seu filho. Além de contribuir para a saúde da criança, estará também diminuindo os riscos de um câncer de mama.

Menopausa

Na menopausa, os seios começam a diminuir de tamanho por causa da redução das forças dos tecidos glandulares. É nesse período que a mulher deve fazer o auto exame com mais cautela, pois a incidência de câncer costuma ser maior.

Hidratação e tonificação



A pele dos seios é muito frágil e, por isso, resseca com certa facilidade. Assim é necessário utilizar com freqüência cremes, óleos e loções hidratantes apropriadas para cada tipo de pele, na intenção de evitar estrias, flacidez e também o envelhecimento precoce. É recomendado usar produtos diariamente, de preferência depois do banho, porque a pele ainda está úmida e facilita a penetração do produto.
Para tonificar, nada melhor do que um algodão embebido em loção tônica gelada, após o banho.

Cautela com o "efeito sanfona"

Para ter seios bonitos e saudáveis é necessário manter o mesmo peso. O fato de engordar e depois emagrecer bruscamente pode trazer conseqüências terríveis para os seios. Esse "efeito sanfona" pode acabar com a elasticidade da pele das mamas, fazendo aparecer as indesejáveis estrias. Vale lembrar que as estrias, quando em casos extremos, não possuem tratamento, a não ser a intervenção cirúrgica.

Tratamentos Estéticos

Depois que estrias e flacidez já se instalaram, não vale desanimar. Felizmente, os consultórios e clínicas estéticas dispõem de tratamentos que podem melhorar e muito os danos causados por esses dois inimigos da beleza dos seus seios.

Confira o que realmente dá resultado

Para diminuir a flacidez
Force | Placas agem por impulsos elétricos provocando a contração muscular dos músculos peitorais, deixando os seios melhor delineados e mais firmes. O recomendado é fazer de dez a vinte sessões com trinta minutos de duração cada, duas vezes por semana.

Microcorrentes | O equipamento computadorizado funciona pelo mecanismo de lifting. Com uma descarga de baixa freqüência, é estimulada a circulação cutânea, causando uma melhora na nutrição e oxigenação dos tecidos das mamas e, consequentemente, um aumento na produção de colágeno e elastina - fibras que dão sustentação à pele. Resultado: a flacidez de pele é amenizada. O indicado é dez a vinte sessões com trinta minutos cada, duas vezes por semana.

Máscara de porcelana | Primeiro a esteticista faz uma superidratação passando no local ampolas hidratantes, por exemplo, a base de placenta, elastina e ácido hialurônico. Em seguida, ela pincela os seios com a máscara propriamente dita, que é feita com caulim (matéria prima das porcelanas) e sulfato de cálcio hidratado. Quando seca, a máscara fica endurecida e, por oclusão, os ativos tem penetração otimizada. Ideal para ser feita para finalizar uma sessão de microcorrentes ou force.

Contra Estrias
Mesoterapia | O dermatologista injeta no local uma combinação de substâncias como vitamina C, X-ADN (derivado das ovas de salmão) e polidocanol (um álcool hidrolisado). "Juntas essas substâncias estimulam a reorganização da derme (camada intermediária da pele), deixando-a mais encorpada. Por causa disso, as fibras de colágeno e elastina aumentam de quantidade e o aspecto visual das estrias melhora", diz Ana Lúcia Récio.

Subcisão | Uma agulha fina é introduzida, estria por estria, na camada intermediária da pele. O médico faz movimentos de vai-e-vem e de rotação com a agulha. Isso provoca uma reação inflamatória e, no processo de cicatrização deste "machucado", há um aumento da passagem de sangue no local. Isso estimula a formação de colágeno e elastina, fundamentais quando o assunto é regenerar a pele estriada. Essa técnica é considerada por muitos médicos como a mais eficaz no combate das estrias: elas ficam menos endurecidas, mais fininhas e menos profundas.

Microdermoabrasão | Jatos de microcristais de hidróxido de alumínio, direcionados ao longo de cada estria, causa uma exfoliação que melhora a qualidade da pele e regenera o local. As muito morenas, no entanto, devem recorrer a outro tratamento, já que a microdermoabrasão pode manchar a pele.

Seios no lugar?

Dá-lhe Localizada!

Para ter um colo delineado e seios mais arrebitados, malhar é um santo remédio. É que quando os músculos peitorais, que dão sustentação aos seios, são trabalhados, eles aumentam de volume, dando a impressão de que o peito é um pouco maior e mais empinado. Mas conforme a personal trainer e professora de ginástica Selma Lucci, é importante não ter uma expectativa exagerada quanto aos resultados, já que a genética a gente não consegue mudar. "É importante lembrar que além das glândulas mamárias, os seios são como um saco de gordura revestido de pele. Por isso se eles forem muito flácidos, a atividade física consegue apenas dar uma ligeira melhorada", ressalta.

Seus seios e colos podem ficar mais bonitos em casa mesmo. Basta fazer essa série de exercícios poderosos. Conforme a professora Selma Lucci, para ter resultado, é preciso fazê-la pelo menos três vezes por semana. Antes e depois de começar, dê uma alongada nos músculos do corpo todo. Assim, você consegue reduzir a tensão e aumentar a flexibilidade.

Você vai precisar de:
- Dois pesinhos de um quilo (se não tiver substitua por dois quilinhos de açúcar). Quando já estiver craque, a sobrecarga pode passar para dois quilos.
- Uma toalha dobrada para deitar em cima ou, se preferir, um colchonete.


Exercícios
Flexão de braços | Fique de bruços, com as palmas das mãos no chão, mantendo cotovelos alinhados com os ombros e joelhos apoiados no chão. Flexione os braços, inspirando na subida e soltando o ar na descida. Tome o cuidado de manter sempre a coluna reta durante o exercício.
Faça três séries de cinco repetições na primeira semana, e vá aumentando cinco repetições por semana, até chegar em três séries de quinze repetições. Quando já estiver craque, fazer sem apoiar os joelhos no solo vai aumentar o grau de dificuldade.

Crucifixo | Deitada de costas, com a coluna totalmente apoiada no chão, deixe os braços abertos em direção a linha dos ombros e os joelhos flexionados, com as plantas dos pés apoiadas no solo. Com um pesinho de um quilo em cada mão, junte e afaste os braços, deixando os cotovelos semi-flexionados durante o exercício. Inspire com os braços afastados e expire com os braços juntos.
Faça três séries de dez repetições e vá aumentando cinco repetições por semana, até chegar em três séries de vinte.

Deitada de costas com a coluna totalmente apoiada no solo, deixe os braços estendidos ao longo do corpo e as palmas das mãos viradas para cima. Os joelhos devem ficar flexionados, com as plantas dos pés no solo. Com um pesinho de um quilo em cada mão, eleve os braços até a linha dos ombros, mantendo o cotovelo semi-flexionados.
Comece com três séries de dez repetições e vá aumentando cinco repetições por semana, até chegar em três series de vinte.

Manual do Seios

Ter seios bonitos, de tamanho proporcional e empinados, é o sonho de todas as mulheres. Seguindo algumas dicas de especialistas isso é possível!

Modo de usar
Hidratar é a palavra de ordem. Faça disso um hábito diário e você estará prevenindo a formação de estrias. "A pele da região é idêntica a da barriga, portanto merece cremes mais consistentes do que usamos para o rosto", explica a dermatologista Ana Lúcia Recio. Produtos com uréia, lactato de amônia, altamente hidratantes, podem ser combinados com fomblin ou óleo de sílica, agentes que formam um filme biológico, impedindo a saída de água.

Na hora de aplicar o seu creme, o jeito certo de é fazer uma massagem circular em volta dos mamilos, no sentido horário e anti-horário, conforme recomenda Vanderléia Reis de Azevedo, esteticista do Day Spa.

Uma vez por mês, para melhorar ainda mais a textura da pele dos seios, uma boa alternativa é fazer uma exfoliação leve, durante o banho, usando um produto específico bem suave ou uma esponja vegetal.

Com algumas estrias para tratar, é preciso também aplicar um creme com ácido retinóico todas as noites (em épocas que não estamos tomando sol, para não manchar a pele). Este composto vai promover uma descamação na área e estimular a produção de colágeno e elastina, melhorando a qualidade da pele. Normalmente as estrias não desaparecem completamente (lembre-se que elas são como uma cicatriz, já que ocorrem por distensão dos tecidos, que têm uma limite de elasticidade), mas elas acabam ficando menos profundas e mais finas, o que já é uma grande coisa. Mas, calma, os resultados demoram de três a seis meses para serem notados.

No verão, quando não podemos usar os ácidos - que podem manchar a pele - uma boa alternativa é substituí-los por Estrianon, creme argentino a base de óleos vegetais importado pela Import Med. "Ele não consegue ter a mesma ação regeneradora que o retinóico, mas como é um superidratante, dá uma melhorada na camada superficial da pele", explica Ana Lúcia Recio.

Flacidez é outro fantasma que ameaça a beleza dos nossos seios. Afinal, você já deve ter ouvido falar que, com a idade, tudo cai. "O fato de o peito ir ficando menos firme está ligado ao efeito da gravidade, mas também à herança genética, em proporções iguais", ressalta Ana Lúcia Recio. Quando o problema aparece, é preciso partir para tratamentos específicos.

Atividade física, feita pelo menos três vezes por semana, também ajuda bastante a combater a flacidez. Os exercícios localizados, ou mesmo a musculação (o chest press, peck deck e cross over, das academias são os melhores aparelhos) são verdadeiras maravilhas.

Tem gente que tem tendência a alergias na região dos seios provocada pelo uso de sutiãs sintéticos ou de renda. Se esse for o seu caso, prefira peças de algodão que não retém a transpiração. E quando o problema estiver "grave", o dermatologista pode indicar uma pomada a base de corticóide, que acalma a coceira.

Faça mensalmente, uma semana depois do fim da menstruação, o auto-exame. Lembre-se que o câncer de mama é uma das principais causa de morte entre mulheres, portanto uma apalpação cuidadosa e freqüente é um hábito que você deve ter durante a vida inteira. Fique diante do espelho, levante o braço esquerdo e com a mão direita vá apalpando o seio esquerdo, até completar a volta completa. Em seguida, aperte o mamilo entre os dedos, para ver se não há nenhuma secreção. Repita o mesmo procedimento para seio direito.

Seios saudáveis e bonitos

Os seios merecem cuidados especiais para ficarem lindos e saudáveis. A hereditariedade é um fator importante para o formato dos seios. A carga genética é que vai dizer se os seios são pequenos, médios ou grandes. Independente do tamanho o importante é cuidar deles com muito carinho e atenção.

Os seios são formados por tecidos gordurosos. Isso quer dizer que não possuem músculos. Eles são apoiados nos músculos peitorais e é essa região que você deve fortalecer através de ginástica localizada ou a prática constante de esportes. As atividades mais indicadas são a natação, o vôlei, o handebol e o basquete.

Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, as mulheres que praticam alguma atividade física regularmente, possuem 20% menos chances de ter alguma doença nas mamas.

Aqui vai uma dica importante: quando for praticar uma atividade de alto impacto, como pular ou correr, é preciso usar uma malha bem aderente para que os seios não balancem muito e acabem rompendo as fibras de sustentação.

A alimentação é outro fator bastante importante para a saúde dos seios. É necessário ingerir alimentos menos gordurosos e mais ricos em fibras, como por exemplo, as frutas, as verduras e os legumes. Estes alimentos previnem o câncer de mama. Também é aconselhável eliminar o cigarro e moderar nas bebidas alcoólicas.

Seios sempre bonitos



Símbolo máximo da feminilidade, os seios nem sempre recebem a atenção e os cuidados devidos.

A lei da gravidade é uma preocupação, mas não é para ficar desesperada!

Entendendo o seio
O seio é composto de glândula mamária, tecido adiposo (gordura) e a pele. Ele não tem nenhum músculo, daí a dificuldade de exercícios específicos. O máximo que se consegue é fortalecer os músculos que ficam embaixo, o que acaba melhorando a postura e o busto fica mais bem posicionado. Por isso, manter uma boa postura é essencial para um busto bem posicionado!

Como somente a pele o mantém, quando ela perde a elasticidade, o busto perde a sua firmeza e fica flácido, caído! Cuidar da elasticidade, do tônus, firmeza e hidratação da pele são essenciais para a manutenção da curvatura dos seios Abuse de hidratantes!

Gravidez e amamentação

Durante a gravidez vale alguns cuidados para se preparar para a amamentação. Retirado do site Meu Bebê Online.

A preparação dos seios
Durante a gravidez, prepare seu seio para a amamentação! Não importa em que mês de gestação você comece a prepará-los, mas quanto mais cedo, melhor. Siga estes procedimentos, que são super simples e não ocupam seu tempo.

Tomando sol
Ótimo para preparar o seio é o banho de sol. De preferência o sol da manhã (até as 10 horas) ou depois das 3 horas da tarde mais ou menos. Vai depender se é sol de verão ou de inverno. Vai depender da hora que pintar para você poder tomar o seu solzinho. Vai depender também do seu tipo de pelo: se é mais claro ou mais resistente. Portanto, use o bom senso... se o sol estiver meio forte, tome uns 5 ou 10 minutos. Se estiver mais para o fraco, tome 30 minutos ou 1 hora...

O importante é você tomar pelo menos um pouquinho de sol sempre que der. Especialmente se for mais próximo do nascimento do neném, pois a pele estará em forma para o início da amamentação. Tome sol onde der: na janela da sua casa (lembre que não pode ser com a janela fechada, pois o calor através do vidro pode causar queimaduras), na varanda, na cobertura, na praia ou na piscina.

Faça-me o favor: nada de frescuras com esse negócio que não pode tomar sol sem sutiã!! Isso já era!! Se por acaso você tem pudores, pense que está fazendo isso pelo seu filho!! Nada mais nobre e mais responsável!! E além do mais estamos às portas do século XXI! Ora, com todo o avanço tecnológico, a modernidade rolando por aí, e você vai ficar de onda por causa de pudores!! Também não dê a menor bola para pessoas antiquadas que eventualmente torcerem o nariz: são uns desinformados!! É claro, seja discreta! Mas não deixe de tomar seu solzinho por causa disto, ok?!!

Você verá que com este cuidado a amamentação não será dolorida. Você estará com seios fortes e saudáveis para oferecer com alegria ao seu bebê. O banho de sol pode - e deve - continuar durante a amamentação, especialmente nos primeiros dias, pois ajuda a curar rapidamente eventuais feridinhas e rachaduras. Se você tiver feridinhas ou uma leve vermelhidão, tome um pouco de sol, que logo melhora!!


Mais alguns cuidados, retirados do site Top Baby.

Preparando os seios para amamentar
A amamentação só traz benefícios para o bebê. E nunca é demais lembrar que, até os seis meses de vida, esse é o alimento ideal, por ser rico em nutrientes fundamentais para o bom desenvolvimento do seu filho. Para as mulheres as vantagens também são grandes. Entre outras, diminui os riscos de contrair câncer de mama e osteoporose e ajuda a voltar ao peso normal mais rapidamente. Além do mais, o contato com os seios fortalece o vínculo da mãe com o bebê. É carinho puro!

Pronto para ser consumido, já na temperatura ideal, o leite materno é sempre a melhor opção. Seios grandes ou pequenos, quanto mais você amamenta, mais leite produz.

Uma rotina de saúde
Ainda durante a gestação, os seios se modificam, tornam-se maiores e mais sensíveis. Os mamilos (bicos) ficam mais escuros, por causa da grande taxa de hormônios no sangue, a glândula mamária aumenta de volume e pode liberar um líquido esbranquiçado e ralo conhecido como colostro.

Para que tudo corra bem nesse momento tão especial, comece a preparar os bicos dos seios, ainda na gravidez, para que eles adquiram a forma adequada a uma boa sucção. Veja aqui como fazer:

Durante o banho, utilize uma esponja vegetal. Massageie suavemente o bico do seio e ao redor. Isso torna a pele mais resistente;

Faça alguns exercícios com o bico. Segure-o com o polegar e o indicador e puxe delicadamente para fora, rodando-o nos dois sentidos. Faça isso várias vezes no dia, para que se tornem fáceis de abocanhar pelo bebê;

Tome banhos de sol nos seios antes das 10h e após as 16h, se possível, diariamente. O sol dá resistência à pele;

Evite usar hidratante nos seios, pois a pele poderá ficar mais sensível, tornando-se mais propensa a rachaduras;

Use um sutiã de algodão com alças e bases largas, para que haja boa sustentação;

Atenção!
Se os seus mamilos forem muito planos ou mesmo invertidos, voltados para dentro, faça o seguinte exercício: aperte delicadamente a pele da aréola (parte escura da mama) fazendo movimentos para os lados e para cima e para baixo.


Por Lilian Luz
Consultoria: Dr. Angelo Leal, pediatra

sexta-feira, novembro 18, 2005

Revendo conceitos e pré-conceitos



Esse é um teste um pouco longo, mas confie em mim, vale a pena. Cuidado, você pode se decepcionar com você mesmo em alguns casos...

VOCÊ TEM MEDO DOS MEUS SEIOS?
Escrito por Suzanne MacNevin

Sério! Você tem medo dos meus seios?

Eles não te deixam à vontade?

Eles te deixam tímido?

Você fica menos confiante quando os vê?

Você fica ansioso?

Você tem medo que alguém note que você esteja olhando?

Você está olhando?

Eles fazem você se sentir inadequado?

Eles são repugnantes ou atrativos?

Quando você vê uma mulher magra com seios pequenos e durinhos, o que você pensa e sente?

Quando você vê uma mulher gorda com seios caídos até a barriga, o que você pensa e sente?

Qual é a diferença? Por que é diferente?

Você sempre se sente assim sobre os seios?

Quando você tinha cinco anos, se você visse uma garota da sua idade, sem nenhum peito, como um garoto, você se sentia diferente?

Quando você tinha cinco anos e olhava para os seios da sua mãe, os sentimentos eram diferente?

Você tem ciúmes por uma mulher ter algo que você não tem?

Você está acima do peso e tem peitinhos?

Você tem medo que outros homens falem dos seus peitinhos?

Você tem medo que mulheres falem dos seus peitinhos?

Você usa sutiãs para os seus peitinhos?

Você gosta de pornografia e/ou erotismo?

Qual você prefere?

Qual é a diferença mais óbvia entre a mulher na pornografia e a mulher no erotismo? É o tamanho dos seios? É o nível de agressividade? Elas são mais ou menos sedutoras? Qual te excita mais?

Quando você tinha sete ou nove anos você se masturbava enquanto olhava os catálogos de lingerie de lojas de departamento?

Você se excita só por passar por uma loja de lingerie?

Você já foi em uma loja e ficou olhando os manequins?

Quão confortável você fica dentro de uma loja de lingerie?

Você fica tão desconfortável que normalmente inventa uma desculpa para sair da loja?

Você acha constrangedor?

Você range seus dentes e permanece de qualquer maneira, e continua a olhar as coisas e sempre pensa que ninguém está olhando?

Você já foi a um strip club?

Como você se sentiu lá?

Você gostou ou não?

Quantos anos você acha que a striper tinha?

Você acha que ela tinha filhos?

Você acha que ela os amamentava?

Quanto você vê uma conhecida sua amamentando você fica excitado e tenta não olhar? Você tem pensamentos incestuosos?

Quando você vê uma mulher (desconhecida) amamentando você se sente atraído ou excitado?

Faz diferença se a mulher amamentando for acima do peso?

Faz diferença se ela tiver mais de 40 anos e com algumas rugas?

Você se sente menos atraído pelos seios e por mulheres acima do peso e/ou mais velhas?

Por que você acha que sente isso?

Quando você vê uma mulher que aumentou seus seios, como você se sente? Você desaprova ou fica excitado? A forma artificial dos seios te deixa desconfortável?

Quando você vê uma mulher que removeu um dos seios por causa de câncer ou por causa de um acidente, como você se sente? Você desaprova ou fica excitado? Você se sente desconfortável?

Quando você vê uma anã (ou politicamente correto falando uma pessoa “verticalmente prejudicada”) nua, como você se sente?

O tamanho dos seios dela te excita ou você sente repulsa?

Você se sente mal na frente de uma anã (ou politicamente correto falando uma mulher “verticalmente prejudicada”)?

Você fica atraído pelos seios dela?

E se ela for velha ou gorda, faria alguma diferença?

Se você conhecesse uma mulher de 2 metros de altura que pesasse 100 ou 150 quilos e forte o bastante para levanta-lo sobre a cabeça, como você se sentiria?

Ainda assim você se sentiria atraído pelos seios dela? Você sentiria repulsa? Você se sentiria intimidado?

Quando você ouve a palavra “seios” você pensa em uma jovem mulher ou em uma mulher de idade? Você pensa em durinho ou caído? O tamanho é importante?

Como você se sente quando uma mulher encosta seus seios no seu rosto?

Ela te intimida?

Você fica excitado?

Você fica claustrofóbico?

Agora volte ao começo e responda as mesmas perguntas, mas dessa vez pensando em um homem. Pense nos homens andando sem camisa. Você sente repulsa por peitos? Você fica excitado? Eles são durinhos ou caídos? Faz diferença se os peitos masculinos forem durinhos ou caídos? Se você ver um conhecido sem camisa, você fica excitado, sente repulsa ou fica intimidado? Se você ver um anão sem camisa, como você se sente? Se você ver um homem de 2 metros de altura sem camisa, como você se sente? Você fica excitado por homens em pornografia? Você fica excitado por homens em erotismo? Você fica desconfortável com outros homens com peitinhos? Você faz piadas dos peitinhos? Etc...

Agora se pergunte, os homens são tão repugnantes quanto as mulheres quando estão sem camisa?

Nós somos socialmente condicionados a pensar que os peitos repugnantes de homens são mais socialmente aceitáveis que os seios femininos? Especialmente quando os vemos em público?

As mulheres no seu país podem andar sem camisa?

Existem praias no seu país onde as mulheres podem fazer toplivre?

Existem praias de nudismo no seu país?

Você é um naturista (antes conhecido como nudista)?

Você se sente desconfortável com pessoas nuas ou semi-nuas por perto?

Você acha que o toplivre deveria ser legalizado no seu país?

Quais você acha que foram as razões que contribuíram para torna-lo ilegal? Foi por causa da igreja? Foi por causa do atraso na moda? Por pura tradição? É uma paranóia?

Se você tivesse sido criado em uma sociedade onde o toplivre das mulheres fosse considerado normal e você visse seios o tempo todo, você acha que trataria as mulheres e seus seios de maneira diferente?

Você acredita em igualdade?

Você acredita que a sociedade eventualmente alcançará uma utopia eqüalitária onde a única divisão entre as pessoas será a riqueza?

O que você acha que acontecerá no futuro?

Você é a favor desse futuro? Você discorda dele e acredita inútil brigar por ele?

Você acha que a Igreja Católica irá se enfraquecer e perder sua influência? Você acha que a sociedade está mudando para a melhor ou para o pior? Quebrar tradições é uma coisa boa em alguns casos? Pessoas irão parar de ser paranóicas por algumas coisas se elas passarem a ver essas coisas como algo tão comum que isso passará a ser normal para elas?

Você acha que a sociedade está avançando para um novo estado de evolução cultural?

Você se considera uma Revolucionária Cultural?

quinta-feira, novembro 17, 2005

O que é Top Livre?

É um movimento que acredita que as mulheres deveriam poder ir toplivre em qualquer local público onde os homens podem tirar suas camisas, sem serem presas ou advertidas. O termo 'toplivre' é usado no lugar de 'topless' porque o último tem uma conotação sexual. Top Livre não é um movimento sexual e sim uma questão de direitos iguais - na verdade aderir ao top livre desenfatiza a sexualidade dos seios.

Confiram uma excelente página clicando aqui.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Topless - Ainda polêmico, infelizmente

Este texto foi um dos comentários escritos no site Observatório, do Último Segundo, após as três maiores revistas informativas semanais brasileiras, Veja, Época e IstoÉ, publicarem na última semana de janeiro deste ano, matérias sobre o "boom" do topless no verão carioca.


A mídia banalizou
Cláudia Rodrigues(*)

É muito raso, de maneira geral, o que se vê, lê e ouve sobre o direito da mulher de expor seus seios em público. No Brasil, independentemente de ser legal ou ilegal, seios de fora só representam sexualidade para as principais revistas e jornais brasileiros, que gastaram uma semana polemizando sobre um assunto sério sem oferecer conteúdo suficiente para reflexão.

Por má sorte ou falta de competência, as brasileiras herdaram o pior do feminismo americano, cheio de dureza e falta de feminilidade, um feminismo que se orgulha de fabricar distanciamentos que tornam as mulheres incapazes de aceitar as principais e mais importantes condições do ser feminino.

A imprensa, com toda a polêmica, não conseguiu sair dos porões da vaidade que pulsa dentro e fora dela. Em vez de aproveitar a ocasião para ampliar o debate e o conhecimento das pessoas, embruteceu ainda mais as pautas com questões menores.

Cirurgia é indústria

Não apareceu viva alma para falar que o topless não é apenas mais uma maneira para a mulher usar o corpo como arma de sedução, mas um direito de lidar com o seio de forma pacífica, sem subjugá-lo ao uso de sutiãs e principalmente a cirurgias desnecessárias. Topless é liberdade para o peito primitivo das mulheres, um peito que quando se esconde ou se traveste de menor ou maior do que é perde o seu lugar mais importante: sentir prazer e produzir leite.

Na república das bananas com cobalto, ter peito de verdade, sensível, que produz leite com hormônios humanos – específicos para desenvolver a inteligência e o crescimento adequado dos bebês – é o que menos importa. Esses seios livres, plenamente dispostos a amamentar, proporcionam também sensações sexuais de prazer inigualáveis, para quem os possui principalmente, não importando idade, tamanho ou formato.

Cirurgias plásticas, que deveriam servir para atenuar mutilações que a própria medicina criou como método ideal – criatividade cartesiana – de extirpar o câncer de mama, são feitas no Brasil, em larga escala, em senhoritas que sequer pariram.

Abaixo o aperto

Faltou perguntar se a Sociedade Brasileira de Medicina não estaria com as rédeas muito soltas nessas cirurgias. Faltou perguntar por que os médicos optaram pela pesquisa de câncer extirpando seios em vez de estudar substâncias que poderiam excretá-lo; afinal, o seio tem buraquinhos para liberar líquidos. Não é o que está sendo feito, mas como foi pensado em sua origem que interessa agora.

E o que o topless tem a ver com isso? O topless, ao contrário da forma como foi abordado, é um procedimento nada exibicionista e muito saudável. É mais do que andar sem o top do biquíni na praia. É andar sem sutiã, sem blusa apertada e provocante de la femme de papa. Quem disse que usar sutiã e roupa apertada faz bem para a saúde dos seios das mulheres?

É alto o preço dessas vaidades, dessa mulher pré-fabricada que grande parte das revistas e programas femininos não cansa de promover. Entre outras coisas traz títulos tristes para o Brasil, como o alto índice de cesarianas e de desmames precoces. Tudo porque a luxúria, levada aos extremos, como é aqui, trabalha contra o corpo feminino como um todo integrado, violentando as condições primárias – e não por isso menos importantes – da mulher.

Até o Verissimo

Tudo pela imagem a ser apresentada à sociedade, e nada para o prazer genuíno dos peitos das brasileiras, seja no sexo ou na maternidade. E o mais triste é que se a moda do topless pegar só teremos a lamentar, porque o peito de fora no Brasil será apenas um meio a mais para sexualizar, de forma pervertida, o corpo humano feminino, que não deveria ser motivo de vergonha, por certo, e menos ainda de vaidade em grau tão alto.

Pintou topless na praia, vêm logo a polêmica e suas questões menores.

Até o Luis Fernando Verissimo, com todo o respeito, se perdeu na jogada, e saiu falando sobre garantia de qualidade para seios à mostra, referindo-se a estética. Desculpe, conterrâneo, foi só uma gauchada passageira.

Pobres menininhas

Para todo lado a questão do topless fica centrada na vaidade ou no tal pudor, cada vez mais sem nexo e ridículo diante da realidade, totalmente moralista e mascarada, do uso indiscriminado do seio como objeto de desejo sexual. Cada vez mais objeto e menos desejo, ou será que ninguém sabe que um peito que sofreu plástica pode perder parte ou toda a sensibilidade? E porque isso é tão triste, tão desolador, a medicina deveria urgentemente buscar formas menos invasivas de tratar o câncer de mama. O topless não é uma questão de vaidade. Está muito longe desse olhar clínico, frio e estético-segmentado.

No nosso país é mais fácil uma mulher ter vergonha de amamentar um bebê em público ou trocar a blusa na praia do que exibir a última cirurgia plástica usando roupitas provocantes. O que é moral? O que é imoral? O que deveria, afinal, ser amoral?

A onda "tire-me o top que eu sou vaidosa demais para tirar", escondida em sutiãs, decotes e roupas sedutoras é aceita como algo absolutamente natural; e o que deveria ser amoral, uma relação pacífica com os seios, vira sexualização precoce incutida em menininhas de 4 ou 5 anos. Que pobreza de educação para as pequenas!

Direitos a conquistar

Como se pode esperar das mulheres uma relação íntima com o corpo, que façam auto-exame, se esses seios não pertencem a elas, mas à sociedade arcaica, que as ensina a usar os próprios seios como objeto, como arma de sedução?

Como se pode querer que uma mulher amamente seus bebês, sem problemas de mastite ou rachaduras, com tanta mitificação a essa parte tão importante do corpo?

A função biológica principal dos seios é produzir leite, mas deixar-se ordenhar por um bebê, ajudá-lo a tirar o leite que precisa, pode ser bem complicado quando a mãe já entra na relação de nutriz com vaidade. Por ser uma herança biológica muito antiga no desenvolvimento evolutivo, amamentar exige sentimentos e atitudes que respeitem um mínimo de primitividade.

A vaidade, com essa coisa de silicone, sutiã que amassa, levanta, estica, gruda, provoca e seduz, acaba invadindo – de uma forma que as tias feministas chamariam de machista – o território da mulher como um ser com livre arbítrio.

Andar sem a parte de cima do biquíni na praia, deixar o peito boiar na água, não usar sutiã, ir fundo nas sensações sexuais que o peito proporciona, sentir prazer em amamentar – deixando que o bebê escolha a hora de parar quando se sentir seguro – são direitos a ser conquistados pelas brasileiras, ainda.

Enquanto se distanciam desses direitos femininos, tão bem representados pelo topless, e encaram o peito de fora na praia com olhar sexualizado, luxurioso, obsceno, perverso, brasileiros e brasileiras também fazem outras escolhas, como a esdrúxula compensação que aniquila o prazer em nome da imagem.

(*)Jornalista em Manguinhos, ES


Veja os demais comentários aqui.